Dizem que quem já bebeu da água de Santa Maria do Cambucá jamais esquece aquele lugar, seu povo,sua felicidade. Pois bem... este blog é para matar a nossa sede... sede de saudade, sede de noticias atuais, sede daquela gente feliz e hospitaleira, sede dos acontecimentos... Este blog é para você que tem esta cidade no sangue e no coração.
domingo, 9 de dezembro de 2012
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
A EREM JOÃO DAVID DE SOUZA participou pela segunda vez da V MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS, em Timbaúba. A escola apresentou um projeto sobre a cultura de Santa Maria, com o objetivo de resgatar e valorizar sua história. Os alunos montaram painéis com fotos numa linha de tempo, mostrando vários temas como: as festas religiosas (Festa de Reis e da Padroeira), as festas juninas, a festa do caju, o carnaval fora de época, os poetas mais conhecidos como Zito Barbosa, Edson Francisco, Hozéias, Antônio Poeta, Manoel Aboiador, Geovane Lima, os cantores: Almir Rogério, Katia Lima, Galdino Freire, Tony Silva, André Cambucá, Alexandre. Foram expostas algumas fotos dos pontos turísticos da cidade. Com este trabalho, todos nós alunos e professores aumentamos o nosso conhecimento a respeito da cultura de nossa terra natal e constatamos que a cidade tem uma história singular e digna de ser resgatada e valorizada por todos os santa marienses.
Prof. José Ênio
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Parodia da Musicá:
"A Volta Da Asa Branca" (Luiz Gonzaga)
Com relação à Santa Maria Do Cambucá
Viemos hoje mostrar a nossa cultura
Nossa cidade lá do agreste tem de tudo
Santa Maria da árvore do cambucá (bis
Traz a sua riqueza para todos encantar bis)
A terra do caju e da festa de reis
Festividades de renome e tradição
Que o povo espera o ano inteiro pra chegar (bis
Trio elétrico e banda todos vem comemorar bis)
Antigamente tinha até paixão de cristo
Lá no cruzeiro pra o povo assistir
Os personagens sempre da comunidade ( bis
Davam tudo de si para teatro que é saudade bis)
Já algum tempo tem também se destacado
O carnaval fora de época na cidade
que o povo pula , e acompanha de verdade (bis
vem boneco de Olinda abrindo a festividade bis)
Em cada canto o povo tem sua cultura
Coco de roda tem ciranda e pastoril
É Sete Rancho, Pau Santo e Baixio (bis
Mostrando o seu talento no Nordeste varonil bis)
Luiz Gonzaga eterno Rei do Baião
Também inspira gente aqui do nosso chão
Tiba e Belo sanfoneiros da cidade (bis
Prestigiam o são João com muita genialidade bis)
O nosso Povo tem talento e competência
Que resgatamos nas lembranças e memórias
Pra o João David com orgulho contar a história (bis
Da terra do Cambucá cidade de nossa senhora bis)
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Prédios famosos da Cidade
Casa do Doutor Mario Lima
passarela
Paroquia de nossa senhora do Rosário
(festa da padroeira)
Casas históricas de Doutor João
lado esquerdo do Igreja matriz
Casa de Sr. Aristeu
Parte interna da Igreja matriz com a Orquestra Sinfônica
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
STª Mª DO CAMBUCÁ INTERNACIONALIZADA
SANTA MARIA DO CAMBUCÁ TAMBÉM ESTÁ ESPALHADA PELO MUNDO E SE ESPALHANDO CADA VEZ MAIS, COM JOVENS INTERCAMBISTAS ( PEDRO SABINO, GABRIEL OLIVEIRA, DIÓGENES SANTOS E JONAS GONÇALVES) NOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, E FUTURAMENTE NOVA ZELÂNDIA E AUSTRÁLIA. LEVANDO E RECEBENDO CULTURA E CONHECIMENTO LOCAL PARA O MUNDO.
FAZENDO NOSSA CIDADE CRESCER CADA VEZ MAIS POIS " A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL" ALBERT EINSTEIN.
A ex-lata velha parte 1
Carro do Sr Éptacio Lourenço da Silva sendo reformado no quadro Lata Velha
do Programa Caldeirão do Hulk da Rede Globo de Televisão.
Geografia de Santa Maria
Localiza-se a uma latitude 07º49'45" sul e a uma longitude 35º52'50" oeste, estando a uma altitude de 494 metros. Sua população estimada em 2008 era de 12.840 habitantes.
Santa Maria do Cambucá está inserido na unidade geoambiental das Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema. A vegetação predominante é e caatinga hipoxerófila, existindo também áreas de floresta subcaducifólia.
O município está inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe e tem como principais tributários o Rio Caiaí e os riachos da Macaca, dos Porcos e do Tanque, todos de regime intermitente. O clima é do tipo Bs’h da classificação de Köppen, árido ou semi-árido, muito quente, com chuvas no outono e inverno. O período normal de chuva inicia-se em fevereiro/março e pode estender-se até agosto. Dados históricos de precipitação revelam uma média anual de 648,70 mm, com um máximo de 912,80 mm e um mínimo de 384,70 mm (Sudene,1962-1985). As temperaturas variam, acompanhando a época das precipitações pluviom étricas. A média anual fica em torno de 25°C. O período compreendido entre maio e agosto é caracterizado por noites frias, com temperaturas em torno de 20°.
Abaixo foto:
terça-feira, 27 de novembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
HISTÓRIA
História
A povoação do município ocorreu em torno da capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada pelo padre Ibiapina em 1876. O local era chamado de Carrapato.
Inicialmente integrante do território do município de Taquaritinga
(hoje Taquaritinga do Norte), o distrito foi criado a 25 de julho de
1895 e chamava-se apenas Santa Maria. Depois, o distrito passou a
pertencer ao município de Vertentes (criado a 11 de setembro de 1928)
e a 31 de dezembro de 1938 mudou o nome para Ibiapina, para
diferenciar-se do município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em
1944, passou a chamar-se Cambucá, uma vez que Ibiapina é o nome de uma
cidade no Ceará. Cambucá é o nome de uma árvore existente no município. O município de Santa Maria do Cambucá foi criado a 20 de dezembro de 1963.
fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_do_Cambuc%C3%A1
Assinar:
Postagens (Atom)












