História
A povoação do município ocorreu em torno da capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada pelo padre Ibiapina em 1876. O local era chamado de Carrapato.
Inicialmente integrante do território do município de Taquaritinga
(hoje Taquaritinga do Norte), o distrito foi criado a 25 de julho de
1895 e chamava-se apenas Santa Maria. Depois, o distrito passou a
pertencer ao município de Vertentes (criado a 11 de setembro de 1928)
e a 31 de dezembro de 1938 mudou o nome para Ibiapina, para
diferenciar-se do município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em
1944, passou a chamar-se Cambucá, uma vez que Ibiapina é o nome de uma
cidade no Ceará. Cambucá é o nome de uma árvore existente no município. O município de Santa Maria do Cambucá foi criado a 20 de dezembro de 1963.
fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_do_Cambuc%C3%A1

Olá!!!
ResponderExcluirMoro em SP desde criança, sempre é bom ver fotos de minha querida cidade natal, Santa Maria do Cambucá!
Bacana, essas fotos antigas da cidade, um excelente acervo.
Parabéns pelo blog.
Abraço,
Rubinho - SP